Оглавление блога

вторник, 11 ноября 2014 г.

Два языка по цене одного - 3


См. также мои посты:
Два языка по цене одного
http://perevod99.blogspot.ru/2014/01/blog-post_18.html
Два языка по цене одного - 2
http://perevod99.blogspot.ru/2014/05/2.html


1. El tiempo.
O tempo
Uno año.
um ano
Los meses.
Os mêses
Enero.
Janeiro
Febrero.
Fevereiro
Marzo.
Março
Abril.
Abril
Mayo.
Maio
Junio.
Junho
Julio.
Julho
Agosto.
Agosto
Septiembre .
Setembro
Octubre.
Outubro
Noviembre.
Novembro
Diciembre.
Dezembro
Los Dias.
Os dias
Lunes.
Segunda
Martes.
Terça
Miercoles.
Quarta
Jueves.
Quinta
Viernes.
Sexta
Sabado.
Sábado
Domingo.
Domingo
2. Los numeros .
Os números
0 Cero.
0 zero
1 Uno.
1 um
2 Dos.
2 dois
3 Tres.
3 três
4 Cuatro.
4 quatro
5 Cinco.
5 cinco
6 Séis.
6 seis
7 Siete.
7 sete
8 Ocho.
8 oito
9 Nueve.
9 nove
10 Diez.
10 dez
20 Veinte.
20 vinte
30 Treinta.
30 trinta
40 Cuarenta.
40 quarenta
50 Cincuenta.
50 cinquenta
60 Sesenta.
60 sessenta
70 Setenta.
70 setenta
80 Ochenta.
80 oitenta
90 Noventa.
90 noventa
100 Cien.
100 cem
1 000 Mil.
1 000 mil
10 000 Diez mil.
10 000 dez mil
100 000 Cien mil.
100 000 cem mil
1 000 000 Un millon.
1 000 000 um milhão
11 Once.
11 onze
12 Doce.
12 doze
13 Trece.
13 treze
14 Catorce.
14 quatorze/ catorze
15 Quince.
15 quinze
16 Dieciséis.
16 dezasseis
17 Diecisiete.
17 dezassete
18 Dieciocho.
18 dezoito
19 Diecinueve.
19 dezanove
21 Veintiuno.
21 vinte e um
110 Ciento diez.
110 cento e dez
111 Ciento once .
111 cento e onze
120 Ciento veinte .
120 cento e vinte
200 Doscientos .
200 duzentos
300 Trescientos .
300 trezentos
3. Generalidades .
Em geral
Buenos dias.
Bom dia
Hasta luego.
Adeus
Por favor.
Faz favor
Gracias.
Obrigado
Hoy.
Hoje
Mañana.
Amanhã
Ayer.
Ontem
La semana proxima.
A próxima semana
La semana pasada.
Na semana passada
Yo comprendo.
Eu compreendo
No intiendo.
Eu não compreendo
¿Que es?
O que é isto?
¿Que debo hacer?
O que devia fazer?
¿Puede ayudarme?
Você pode ajudar-me?
Gracias por su ayuda
Obrigado pela vossa ajuda
Hacer una solicitud.
Fazer um pedido
Director de prision
O director da prisão
Asistente/a social.
Uma assistente social
Trabajador social.
O trabalhador social
Juez de instruccion.
O juiz de instrução
Tribunal, corte.
O tribunal
Abogado/a, defensor/ra.
O advogado
Mi numero de encarcelado es
O meu número é
La celda.
A cela
La hora de salir dar una caminata
A hora de passeio
La buena conducta.
O bom comportamento
Fiscal.
O procurador da república
Defensor de oficio (es decir gratuito).
O advogado de apoio jurídico
Quisiera hacer una solicitud.
Eu gostava fazer o pedido de um advogado
Ayuda juridica.
Uma ajuda juridictional
Quisiera entrevistarme con un representante.
Eu queria encontrar um representente
del consulado de mi pais.
do consulado do meu país
¿Que hacer para obtener un sala de visitas de familias,amigos?
Como fazer para ter um parlatório familiar, amigos?
Una autorizacion a visitas.
O direito de visita
Quisiera ver un visitante de carcel.
Eu queria encontrar um visitante da prisão
4. El procedimiento.
O processo
Comparicion inmediata.
compareção imediata
Proceso.
processo
Mi expediente.
o meu dossier
Tribunal.
tribunal
Presidente.
presidente
Fiscal.
procurador
Interponer apelacion
Apelar
Detencion.
detenção
En libertad condicional
liberdade condicional
5. El correo.
O correio
Papel de carta, bolίgrafo.
Papel de escrever, uma caneta
Quisiera comprar un sello.
Eu queria comprar um celo
¿Tiene cartas para mi?
Recebi correio para mim?
Me gustaria escribir a mi familia.
Gostava escrever a minha familia
¿Mis cartas ya fueron enviadas?
O meu correio foi enviado?
¿Cuanto cuesta enviar una carta a mi pais?
Quanto custa um envio para o meu país?
6. Los alimentos.
A alimentação
¿Tiene algo de comer?
Há alguma coisa para comer?
¿Que comemos hoy?
Que vamos comer hoje?
No he terminado de comer.
Ainda não acabei de comer
No como cerdo.
Não como porco
El almuerzo, comida de medio dia.
O almoço
Cena, comida de la noche.
O jantar
La comida.
A refeição
El dasayuno.
O pequeno almoço
El pescado.
O peixe
La carne.
A carne
Papas.
As batates
Verduras.
Os legumes
Frutas.
As frutas
Huevos.
Um ovo
Cebollas.
Uma cebola
Un pimiento.
Um pimento
Leche.
O leito
Harina.
A farinha
Té.
O chã
Café.
O café
Pan.
O pão
Pastas.
A massa
Arroz.
O arroz
Azucar.
O açucar
Sal.
O sal
Pimienta.
pimenta
Tomates.
tomate
Pollo.
frango
7. La hora.
A hora
¿Que hora es?
Que horas são?
Son las 3 de la tarde.
São quinze horas
Son las3 y quarto de la tarde
São quinze horas e quinze
Son las 3 y cincuenta y cinco de la tarde
São quatro horas menos cinco
8. La salud, la higiene, la ropa .
A saúde, higiene, a ropa
Me siento bien,estoy bien de salud.
Eu me sinto bem, estou com boa saúde
Me sientoenfermo,no me siento bien.
Eu me sinto doente, não estou bem
Estoy mejorando,me siento mejor.
Já estou melhor, eu me sinto melhor
Quisiera ver un doctor, un dentista.
Eu queria ver o doutor, o dentista
Quisiera una afeitadora,crema de afeitar.
Eu queria um gilete, creme a barbear-se
Como y a donde podria lavar mi ropa.
Como e quando posso lavar a minha ropa?
Nesecito ropa.
Eu preciso de ropa
Mi talla es (mi estatura es).
A minha altura é de
De cintura mido.
A minha cintura é de
Mi numero de zapatos es.
O meu tamanho de sapato é
Una chaqueta que me abrigue para salir a la caminata
Um casaco quente para passear
Quisiera sabanas,una manta.
Eu queria lençóis, um cobertor
Quisiera ducharme.
Eu queria tomar um duche
¿Cuando podria ducharme?
Quando posso tomar um duche?
¿Como hacer para cortarme el cabello?
Como fazer para cortar os cabelos?
Quisiera unos productos de higiene.
Eu queria produtos higienicos
Nesecito papel higienico.
Eu preciso de papel higiénico
Puedo apagar la luz?
Posso apagar a luz?
Dolor, mal.
dor
Dolor de cabeza.
uma dor da cabeça
Dolor de barriga.
dor de barriga
Jabon.
O sabão
Cepillo de dientes.
A escova de dentes
Crema dental.
A pasta de dentes
Toallas.
Uma toalha
Camisa, camiseta.
Uma camisa/ t-shirt
Pantalon.
Umas calças
Jersey.
pulôver
Calzoncillo .
calções, cuecas
¿Donde estan las douchas?
Onde estão as duches?
9. El dinero
Dinheiro
¿Cuanto hay sobre mi cuenta?
Quanto fica na minha conta?
¿Recibi mi dinero?
Recebi dinheiro?
¿Como hacer para recibir dinero del exterior?
Como posso ter dinheiro do exterior?
Que viene de mi familia, de mi familia.
Provenir da minha familia, dos meus amigos
Que sale de mi cuenta.
Da minha conta
El giro pago al contado.
O mandato cash
El giro internacional.
O mandato international
¿Pudo saber el precio?
Posso saber os preços?
¿Puede darme un cupon para la cantina?
Posso receber um cupão de cantina?
10. Tiempo libre, distracciones.
As actividades, passa-tempos
El libro, la lectura, la television.
O livro, a leitura, a televisão
Quisier ir al biblioteca.
Eu queria ir a biblioteca
¿Cualesson las distracciones?
Quais são as actividades?
Quisiera practicar deportes, exercice de musculation.
Eu queria fazer desporto, musculação
Quisiera jugar football.
Eu queria fazer futebol
Quisiera cigarrillos,algunos fosforos.
Eu queria cigarros, fósforos
¿Que tengo que hacer para poder ver la television?
Como fazer para ter a televisão?
¿Puedemos cambiar el canal?
Podemos mudar de canal?
Quisiera papel para escribir,algunos sobres.
Eu queria papel para escrever, envelopes
11. El trabajo.
O trabalho
¿Hay alguna posibilidad de trabajar?
Existem posibilidades para trabalhar?
¿Que debo hacer para trabajar?
O que fazer para trabalhar?
¿Cuanto me van a pagar?
Quantos somos pagados?
12. Culto, la religion.
Culto, religião
Quisiera practicar mi religion.
Eu desejo praticar a minha religião
Yo soy catolico,protestante, judio.
Eu sou católico, protestante, judeu
Musulmam,ortodoxo,de otra religion.
Eu sou musulmano, ortodoxo, outra religião
Quisiera entrevistarme con un representante de mi religion
Eu desejo encontrar um representente da minha religião
Si no hay un representante de mi religion y mientras tanto yo quisiera ver un representante de la religion:
No imediato, de não ha um representente da minha religião e provisoriamente eu desejo encontrar um representente da religião:


См. также мои посты об испанском языке:
Как это было на самом деле
http://perevod99.blogspot.ru/2011/01/blog-post_08.html
Маленький принц на 20 языках
http://perevod99.blogspot.ru/2010/08/20.html
?Вопросительные и восклицательные знаки в испанском языке?
http://perevod99.blogspot.ru/2011/03/blog-post_2354.html
Мастер и Маргарита vs El maestro y Margarita
http://perevod99.blogspot.ru/2010/05/vs-el-maestro-y-margarita.html
Молоко - яд!
http://perevod99.blogspot.ru/2011/04/blog-post_05.html
Лингвистическая мозаика
http://perevod99.blogspot.ru/2011/03/blog-post_1663.html
Цитата дня:
http://perevod99.blogspot.ru/2012/08/blog-post_687.html
Рекордная длина предложения
http://perevod99.blogspot.ru/2011/05/blog-post_04.html

См. также мои посты о португальском языке:
не чуя страны
http://perevod99.blogspot.ru/2010/06/blog-post_5298.html
Відмітьте цю клітинку
http://perevod99.blogspot.ru/2014/04/blog-post_22.html
Учим португальский у кухонной плиты
http://perevod99.blogspot.ru/2011/04/blog-post_30.html
Интересный и полезный сайт по языкам и переводам
http://perevod99.blogspot.ru/2010/07/blog-post_8064.html
Практикум по португальской кулинарной терминологии
http://perevod99.blogspot.ru/2014/10/blog-post_2.html
Глоссарий по кухне и кулинарии
http://perevod99.blogspot.ru/2014/09/blog-post_20.html
Медицинские исследования в Бразилии
http://perevod99.blogspot.ru/2014/09/blog-post_30.html

Комментариев нет :